Rua Pedro Alvares Cabral, 2677 - Centro - CEP:87560-000

Saneamento

Sanepar faz ligação de água de número 3 milhões

Terça-feira, 12 de julho de 2016


Ouvir matéria

O governador Beto Richa participou nesta terça-feira (12) do evento em que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fez a ligação de água de número 3 milhões. A ligação foi na casa do aposentado Silvério Kissilevitech, na Vila Fanny, em Curitiba. 

No evento, que teve a presença dos moradores do bairro, Richa destacou os bons resultados alcançados pela Sanepar nos últimos anos. Desde 2011, a companhia investiu R$ 3,3 bilhões em obras de ampliação e melhoria do sistema de saneamento do Paraná. A Sanepar conquistou, no ano passado, o Prêmio Valor 1000, do jornal Valor Econômico e foi considerada a melhor empresa do setor de água e saneamento do Brasil. 

“Tratamos a questão do saneamento com muita responsabilidade, tanto que a Sanepar é reconhecida como a melhor companhia de água e saneamento do Brasil”, disse o governador. “Entre as vinte cidades com o melhor saneamento do País, cinco estão no Paraná. Curitiba é a capital brasileira com o melhor índice de saneamento”, afirmou ele.

Richa lembrou que os investimentos em água e saneamento refletem diretamente no bem-estar da população, como no caso de Silvério Kissilevitech. “A alegria de seu Silvério em ter este grande benefício, que é o acesso à água tratada, é contagiante. É mais um exemplo de como a trabalho da Sanepar e de seus profissionais trazem benefícios para Curitiba e todo o Paraná”, destacou Richa.

Um dos primeiros moradores da região, Silvério é dono de um lote com dois terrenos e solicitou a nova ligação de água para o segundo imóvel de sua propriedade, que ele alugou para o sobrinho. A ideia, de acordo com ele, é que a cobrança pela água seja justa para ele e também para o sobrinho. “Eu não sabia o quanto ele usava e achava chato dividir a conta. Agora fica justo e cada um paga o que gastar de água”, contou. 

O aposentado elogiou o tratamento da Sanepar ao longo dos anos. “Se eu falar que um dia faltou água aqui é mentira. É uma água boa e cristalina. Não sei se tem algum lugar no Brasil com uma água boa como a nossa”, afirmou Silvério. 

“Era realmente para ser eu. Tinha ido uma semana antes pedir a ligação, mas faltaram alguns documentos. Depois que voltei, nem acreditei quando me contaram que era ligação três milhões e que o Beto Richa vinha fazer a ligação. Estou mais feliz do que se tivesse ganhado na Mega Sena, não sei como meu coração de quase 80 anos está aguentando”, brincou o aposentado. 

MAIS DE 10 MILHÕES – Hoje a Sanepar garante água tratada a 100% dos moradores dos 346 municípios em que atua, atendendo 10,3 milhões de paranaenses. A média nacional é de 82,5% da população com acesso à água tratada. Nesses municípios, 71% dos moradores são atendidos com coleta e tratamento de esgoto (a média nacional é de 49%). Em 2012, a Sanepar atingiu a ligação de esgoto de número 1,5 milhão.

“A Sanepar cumpre a missão de garantir a qualidade de vida das famílias paranaenses. São 3 milhões de famílias que têm água tratada de qualidade”, disse o presidente da companhia, Mounir Chaowiche. “O governador Beto Richa tem o entendimento que saneamento é prioridade no governo, porque é uma política de atendimento à população que traz saúde, qualidade de vida e garante a manutenção do meio ambiente”, salientou.

Chaowiche destacou o levantamento do Instituto Trata Brasil divulgado neste ano incluiu cinco cidades paranaenses – Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Curitiba e Cascavel – entre as vinte melhores do Brasil nos índices de saneamento. Curitiba ficou em primeiro lugar entre as capitais.

LABORATÓRIO – A Sanepar garante água tratada e de qualidade para 100% dos moradores dos municípios onde atua, fazendo frente a uma média nacional de 82,5% de atendimento. 

O mais moderno laboratório de saneamento da América Latina está localizado em Curitiba, pertence a Sanepar e é responsável por analisar milhares de parâmetros de qualidade de água e esgoto por mês.

BOX

Governador visita a fábrica da Pipoteca

O governador Beto Richa aproveitou a passagem pela Vila Fanny para fazer uma visita à fábrica de doces e salgadinhos Pipoteca. Instalada em 1978 em Curitiba, a indústria produzia, inicialmente, pipoca doce. 

Ao longo dos anos, a empresa expandiu a atuação e se especializou na produção e distribuição de alimentos industrializados. Hoje, conta com uma carta de 45 produtos, entre doces e salgadinhos, que são comercializados nos estados do Paraná, Santa Catarina e em parte de São Paulo.

Fonte: AEN-PR

 Veja Também