Rua Pedro Alvares Cabral, 2677 - Centro - CEP:87560-000

Hospital Municipal de Iporã atinge metas e conquista a emissão de Licença Sanitária

Sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Última Modificação: 24/11/2023 11:32:18 | Visualizada 44 vezes


Ouvir matéria

 

 

O prefeito Sérgio Borges recebeu o tão esperado certificado de Licença Sanitária emitido para o Hospital e Maternidade Municipal Cyro Silveira, de Iporã, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Foi um processo longo, atendido minuciosamente pelo governo municipal, e que agora está concluído, com saldo bastante positivo.

A Licença Sanitária comprova que o hospital está cumprindo as normas de higiene e segurança necessárias para a manutenção da saúde dos pacientes e trabalhadores daquele local. O documento é a certeza de que a população de Iporã recebe no local um atendimento adequado e de alta qualidade.

Ao mesmo tempo, a Licença é um importante pré-requisito para que o estabelecimento receba recursos dos governos estadual e federal e tenha autorização para intervenções estruturais, como reformas e aquisições.

Com a licença, já não restam mais empecilhos burocráticos para que o município avance na etapa de licitação da reforma do hospital, que ganhará melhor estrutura e um novo processo de atendimento à comunidade. O Cyro Silveira conta com 31 leitos e um centro cirúrgico, onde também acontecem os partos de risco habitual.

A entrega do certificado foi realizada na última quarta-feira (22), na sede da 12a Regional de Saúde, em Umuarama, e se deu em ritmo de comemoração. “O trabalho foi feito e o resultado está aqui”, disse Sérgio Borges. Segundo o prefeito, mais de R$ 2 milhões devem ser investidos na reforma do hospital, sendo que a metade virá de recursos próprios da Prefeitura. O restante será aplicado pelo governo do Estado.

O secretário municipal de Saúde, Hailton Joaquim, afirmou que pelo menos 300 itens foram atendidos para a liberação da licença. “Tivemos um trabalho exaustivo, de muitos meses. Conseguimos”, comemorou.

Estiveram à frente do processo, de maneira direta, a diretora hospitalar Luciana Lemhckulh Pressendo; a enfermeira da CCIH Érica Ruelis Amais; a farmacêutica Bárbara Ducatti Silva; e a nutricionista Danielli Espadin. “Como bem destacou o prefeito Sérgio, foi um esforço em equipe, que também reuniu o apoio de muitos outros profissionais, a quem somos gratos”, destacou Luciana.

Com exceção dos hospitais de Umuarama, o Cyro Silveira, de Iporã, é o único da 12a Regional com a licença emitida.

 Veja Também